quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Guacamole

Sou fã de abacate, e guacamole é daqueles molhos a que não resisto. Seja com tortilha de milho, trigo, nachos, torradas, adoro em tudo! 
É uma receita tipicamente mexicana, mas que foi inventada pelos aztecas, pois estes acreditavam no poder do abacate por ser rico em gordura boa e também ser afrodisíaco. 
Eu como não sou grande fã de picante, deixo de lado o pimento jalapeño, mas vocês podem (e devem) colocar. 
É perfeito para estes dias de Verão, as festas ao ar livre, das melhores entradas e mais fáceis que se podem fazer. E um ponto extra, é saudável! Já imaginaram uma festa temática mexicana? Fantástico!
Vejam os ingredientes, toca a comprar e a fazer em casa. Os vossos amigos e família vão adorar (até aqueles que não gostam muito de abacate). 
Espero que se inspirem. Esta é a minha forma de preparar o guacamole, mas vocês podem substituir e usar outros ingrediente mais ao vosso gosto. 




Ingredientes

2 abacates grandes maduros
1 cebola pequena (picada finamente)
1 tomate pequeno (cortado em pedaços pequenos)
1 molho de coentros (picado)
1 lima (sumo)
q.b. flor de sal e pimenta preta
(opcional) 1 pimento jalapeño (picado finamente)

Preparação

Corte os abacates a meio e retire com cuidado o caroço.
Com uma colher tire para dentro de uma taça todo o abacate.
Junte os restantes ingredientes. 
Os condimentos são totalmente a gosto, e no final verifiquem e ajustem mais de sal, pimenta ou sumo de lima. 
Amasse tudo muito bem com um amassador de puré ou com um garfo. 
A consistência depende do gosto pessoal, mais, ou menos cremoso (eu gosto de deixar alguns pedaços de abacate). 
Sirva de imediato, ou conserve no frigorífico até 1 dia. 

Eu pessoalmente gosto de deixar no frigorífico cerca de 1 hora para os sabores ficarem mais intensos. 




8 comentários:

  1. Óptima sugestão, eu nem sou muito fã de abacate mas adoro guacamole. E tal como tu dispenso os pimentos. Fui recentemente a uma festa temática mexicana e bem que me regalei com as comidas. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Já eu adorooooo abacate. Comida mexicana é mesmo muito boa. Não pode é ser muito "hot" ihih

      Eliminar
  2. Adoro abacate e adoro guacamole , como sou a unica aqui em casa quando faço como todinho.
    Esse ficou uma maravilha.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso aqui em casa também sou a única que gosta. Mas há que ver pelo positivo, assim fica só para mim! :D eheh

      Um bom fim de semana São! :)

      Eliminar
  3. Adoro guacamole, sabe mesmo bem no Verão!
    Ainda há uns dias fiz uma tigela deste delicioso dip.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  4. Por acaso nunca fiz, não sei o que estou à espera. Muito bom aspecto. beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu também adoro guacamole :)
    É tão bom!
    O teu ficou com óptimo aspecto.
    Um beijinho

    ResponderEliminar