sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Granola [caseira]

Nunca tinha feito granola em casa. Na realidade nunca foi algo que comprasse, e poucas vezes foram as que comi, mas gosto bastante, principalmente com iogurte. Como tinha muitos ingredientes em pouca quantidade "perdidos" na despensa decidi fazer a minha primeira granola caseira. E tenho a dizer que fiquei fã. Talvez por usar dos meus ingredientes favoritos. Mas os ingredientes são totalmente opcionais, e as combinações são mais que muitas. E o aroma delicioso que fica na cozinha? Esta minha combinação é tão boa...garanto! E como muitas vezes em seco mesmo. Experimentem fazer em vossa casa, além de que é muito mais saudável e tem controlo do açúcar que adicionam. A receita está mais uma vez também em video! :) 



Ingredientes


185 gramas de flocos de aveia
35 gramas de chocolate 70% (picado)
15 gramas de coco ralado
35 gramas de nozes (picadas)
25 gramas de amêndoas laminadas
20 gramas de sementes de girassol
1 colher (café) de canela em pó
q.b. mel

Preparação

Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Forre um tabuleiro com papel vegetal.
Numa taça junte todos os ingredientes menos o mel.
Misture muito bem.
Adicione mel a gosto. A quantidade varia consoante mais, ou menos doce querem a granola.
Mexa muito bem com uma espátula, ou usando as mãos, para que o mel fique bem distribuído.
Espalhe a mistura pelo tabuleiro e leve ao forno até tostar. 
Vá mexendo de vez em quando.
Retire do forno e deixe arrefecer totalmente antes de guardar.
Conserve em recipientes herméticos. 


Bom Apetite!


7 comentários:

  1. Há muitos anos eu comprava granola e devo dizer que apenas a comia pois tinha lido algures que fazia bem! Não gostava do sabor. Sentia como se estivesse a comer uma espécie de ração! Cheguei a comprar granola com frutos vermelhos, granola com chocolate. Mas não melhorava em nada! Como cá não havia outras marcas eu não tinha termo de comparação. Então um dia resolvi fazer pois era super fácil. Mal provei não tive dúvidas de que tinha andado aquele tempo todo a desperdiçar tempo, dinheiro e sabor! Gosto imenso da granola com iogurte. E agarrava já um punhado dessa para trincar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto fazer em casa é muito melhor, em todos os aspectos! :) Muito obrigada pelo comentário! :)
      Bom fim-de-semana
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Também sou fã de granola caseira! Aliás o meu marido também adora! A tua ficou mesmo apetitosa.

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito de tudo o que vi! Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Gosto de grampos e a cadeira é bem melhor 😋👍
    Beijinho
    Bimby e Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso de granola. Faço muitas vezes em casa. A minha receita é muito parecida só uso também óleo de coco. :D
    Gostei muito. Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Já andei por uma fase em que fazia quase todas as semanas, mas agora por acaso não tenho feito. É uma pena, porque realmente é ótima e dá para usar muitos ingredientes diferentes, ao nosso gosto! A tua ficou apetitosa :)

    ResponderEliminar