segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Quinoa com cogumelos salteados

Existem ingredientes que nunca teria experimentado se não fosse ter criado um blogue, onde pesquiso bastante e as partilhas das pessoas me fazem despertar curiosidade. É coisa recente, há uns 4 anos, a Internet para mim servia de pouco, era apenas lugar de ter uma rede social e pouco mais. Sabem aquela frase, "Se eu soubesse o que sei hoje..." no meu caso caso aplica-se muito bem, mas isso seria pano para mangas. 
Quando criei o blogue há 3 anos, comecei a minha partilha de receitas, mas não era algo que fosse uma grande paixão, não vou mentir, decidi mais por me ocupar a mente, e também por inspiração de uma youtuber famosa com um canal de culinária. Mas hoje em dia gosto, gosto mesmo de tudo o que se relaciona com comida, novos ingredientes, por as mãos na massa literalmente. Até porque sou um bom garfo e adoro comer. 
Um ingrediente novo para mim, no sentido de o cozinhar, e mesmo comer, é a quinoa. Conhecia vagamente, mas não sabia de todo que era tão agradável, um toque crocante, e é muito benéfica para a saúde. O preço não é nada simpático, logo raras vezes me dou ao luxo de novas experiências, mas sempre que posso não deixo escapar. 
Vou deixar uma informação geral sobre a quinoa, pois ante de publicar o que quer que seja tento saber sobre o que estou a escrever e principalmente sobre o que cozinho. 

- rica em proteínas (cerca de 12 gramas por 100 gramas de quinoa)
- contém gorduras saudáveis (ómega 3 e 6)
- rica em ferro (cerca de 10 gramas por 100 gramas de quinoa)
- rica em vitaminas A, E...
- rica em cálcio
- substituto do arroz (cozinha-se do mesmo modo)
- Não contêm glúten (apto para intolerantes e doentes celíacos) 
- pode ser usada como substituto da farinha de trigo (triturada), usar em sumos, utilizar juntamente com o iogurte ao pequeno-almoço como se de um cereal se tratasse, em combinação com fruta, etc...


























INGREDIENTES (4 pessoas)

1 tigela grande com quinoa cozida (300 gramas)
250 gramas de cogumelos frescos
1 cebola banca pequena
1 dente de alho grande
1 colher (sobremesa) de salsa fresca picada
1 colher (chá) de tomilho seco 
Sal e pimenta preta q.b. 
Azeite q.b. 
Sumo de lima q.b. (espremido na hora)

MODO DE PREPARAÇÃO 

Colocar a quinoa no recipiente a servir. Reservar. 
Numa frigideira anti-aderente ou wok, colocar um fio de azeite e deixar aquecer.
Picar a cebola e o dente de alho finamente.
Laminar os cogumelos.
Saltear a cebola, o alho e os cogumelos até começarem a ganhar uma cor. 
Condimentar com o tomilho. 
Saltear mais um pouco e juntar a salsa.
Retirar do lume e condimentar com sal e pimenta.
Juntar os cogumelos à quinoa, e misturar com dois garfos cuidadosamente. 
Espremer um pouco de sumo de lima. 

Sirva simples, com peixe grelhado, um ovo ecalfado, ou mesmo um queijo cortado em pedaços. 


Como preparar a quinoa?

1 - Num coador de rede fina, passar a quinoa por água abundante e corrente até esta sair totalmente limpa.
2- Colocar numa panela ou tacho o dobro da água em comparação com a medida da quinoa, ou seja, 1 medida de quinoa, duas medidas de quinoa.
3- Levar ao lume, deixar ferver e cozer cerca de 15 minutos em lume baixo (para não correr o risco de queimar). Retirar do fogão, e deixar tapado a repousar uns minutos. 
4- Com um garfo separar os grãos de modo a soltar a quinoa como de arroz se tratasse (não usar colher de pau ou espátula, para não amassar).





























Bom Apetite!


7 comentários:

  1. Adoro quinoa e por acaso hoje publiquei uma pizza com base de mix de quinoas que fica uma delicia
    A tua sugestão tem tudo para me agradar, seria um excelente almoço
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Consumo regularmente e gosto muito! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Marlene,
    Os benefícios da quinta são inúmeros e esta sugestão que nos trazes agrada-me e muito, pois adoro a combinação.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Também acho que se passa isso comigo! Não só produtos como a quinoa mas até marcas em específico :)
    Nunca provei quinoa, mas tenho visto tantas vezes que acho que tenho de experimentar! Essa está com tão bom aspeto :)

    ResponderEliminar
  5. tem um aspecto maravilhoso!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar